Glossário

Aggro:
Aggro é um estilo de deck, constituito geralmente por pokemons fortes, onde não há muita estratégia elaborada, apenas atacar e atacar.

Archetype:
Deck (baralho) com uma estratégia determinada e reconhecida pelos jogadores, como por exemplo Metanite, Bandoom, R-gon, e por aí adiante.

Ataque (Attack):
1) É quando o seu Pokémon Ativo batalha com o Pokémon Defensor do seu oponente;
2) O texto escrito em cada card de Pokémon, que mostra o que ele faz quando ataca (um Pokémon pode ter um ou dois tipos de ataques e há casos em que o Pokémon não tem ataques, como por exemplo o Snorlax da coleção EX Dragon Frontiers).

Banco (Bench):
É o local em que os seus Pokémons ficam quando não estão batalhando no momento, lembrando, que eles estão no campo de batalha prontos para se levantar e batalhar, se o Pokémon Ativo Recuar ou for Nocauteado.

Card de Apoiador (Supporter Card):
É um tipo especial de card de Treinador que você deve colocar ao lado do seu Pokémon Ativo para ajudá-lo. Os cards de Apoiador são descartados no final de um turno. Você só pode baixar um card de Apoiador por turno e somente a partir do seu segundo turno.

Card de Estádio (Stadium Card):
É um tipo de card de Treinador que fica no campo de batalha. Só pode haver um card de Estádio no campo de batalha, portanto se já houver um card de Estádio no campo de batalha quando você baixar um, descarte o antigo. Você só pode baixar um card de Estádio por turno.

Cards de Energia Básica (Basic Energy Card):
São os cards de Energia Grama, Fogo, Água, Elétrica, Psíquica e de Luta.

Cards de Energia (Energy Card):
São os cards que dão força para o seu Pokémon e o torna capaz de atacar. Consulte cards de Energia Básica.

Cards de Evolução (Evolution Card):
São cards que você pode colocar sobre outros cards de Pokémon Básicos (ou, às vezes, sobre cards de Evolução), para torná-los mais fortes.

Cards de Pokémon Básicos (Basic Pokémon Card):
São cards que você pode baixar diretamente da sua mão, no seu turno, para colocar um Pokémon no campo de batalha. Consulte cards de Evolução.

Cards de Treinador (Trainer Cards):
São os cards que você usa durante o seu turno, segue as instruções contidas neles e então os descarta a menos que esteja escrito o contrário.

Combo:
Combo ém Pokémon TCG é uma combinação, pode ser de poke-powers/poke-bodies, ataques e por aí vai. É um estilo de deck também, geralmente usado pelos jogadores mais experientes, e
que requer mais habilidade em jogar.

Condições Especiais (Special Conditions):
Adormecido, Queimado, Confuso, Paralisado e Envenenado são chamadas de Condições Especiais.

Control: Outro estilo de deck, e provavelmente o mais dificil de todos para se jogar. Como se ve pelo nome, a ideia desse estilo é controlar o jogo, geralmente utilizando-se de vários combos para tal. Em termos, é um deck de combo mais evoluído e
elaborado.

Dano (Damage):
É o que costuma acontecer quando um Pokémon ataca o outro. Um Pokémon é Nocauteado se sofrer um total de pontos de dano maior ou igual aos seus Pontos de Saúde.

Deckbuild – Deckbuilder:
Deckbuild seria a montagem do deck, assim como deckbuilder é quem monta o deck.

Ferramenta Pokémon (Pokémon Tool):
É um tipo especial de card de Treinador que você pode ligar aos seus Pokémons para ajudá-los. Cada Pokémon só pode ter uma Ferramenta Pokémon ligada a ele de cada vez.

Fraqueza (Weakness):
Se um Pokémon tem Fraqueza em relação a certo tipo de Pokémon, ele sofre um certo aumento X de dano quando é atacado por Pokémon daquele tipo. A Fraqueza de um Pokémon está indicada no canto inferior esquerdo do card.

Ligar (Attach):
É pegar um card da sua mão e colocá-lo em um de seus Pokémons no campo de batalha.

Máquina Técnica (Technical Machine – TM):
É um tipo de card de Treinador que você liga ao seu Pokémon. Cada card de Máquina Técnica tem um ataque descrito nele que, quando for ligado ao seu Pokémon, ele poderá usá-lo como se fosse um ataque dele próprio. Os cards de Máquina Técnica são descartados no fim do turno.

Marcador (Counter):
É o que alguns cards dizem para você colocar num Pokémon para lembrá-lo de algo (um marcador de “Char”, por exemplo). A maioria dos marcadores não vai embora quando você põe o Pokémon no Banco, mas vai embora se você evoluir o Pokémon (com exceção dos marcadores de dano). Consulte marcador de dano e marcador de veneno.

Marcador de Dano (Damage Counter):
É um marcador que é colocado no seu Pokémon para mostrar que ele sofreu dano. Ele permanece no seu Pokémon mesmo se o Pokémon for para o Banco ou se for Evoluído. Cada marcador de dano conta como 10 pontos de dano. Consulte marcador, marcador de veneno.

Marcador de Queimadura (Burn Marker):
É o que você coloca num Pokémon para lembrar que ele está Queimado. Um marcador queimadura sai do Pokémon se ele for para o Banco ou se for Evoluído. Consulte marcador, marcador de dano.

Marcador de Veneno (Poison Marker):
É o que você coloca num Pokémon para lembrar-se de que ele está Envenenado. Um marcador de Veneno vai embora quando o Pokémon for para o Banco ou quando ele for evoluído. Consulte marcador, marcador de dano.

Metagame:
O metagame nada mais é como o “meio” em que você está jogando, os archetypes que você enfrentará pela frente.

Morte Súbita (Sudden Death):
Às vezes, os dois treinadores vencem ao mesmo tempo. Neste caso, você participa de uma batalha mais curta de Pokémon, chamada Morte Súbita. Na decisão por Morte Súbita, você usa apenas 1 Prêmio em vez de 6.

No campo de batalha (In Play):
Os seus cards na mesa que estão na área de batalha são considerados “no campo de batalha”. Os cards de Pokémon Básico, de Evolução e de Energia não podem ser usados a menos que eles estejam “no campo de batalha”. Os cards que estão no seu deck, na sua pilha de descartes e os seus Prêmios não são considerados “no campo de batalha”, mas os seus Pokémons no Banco são.

Nocauteado (Knocked Out):
Se um Pokémon sofre uma quantidade de dano maior ou igual aos seus Pontos de Saúde, ele é Nocauteado. Ele vai para a pilha de descartes, assim como todos os cards ligados a ele. Quando um dos Pokémon do seu oponente é Nocauteado, você recebe um dos seus Prêmios.

Pilha de Descartes (Discard Pile):
A pilha dos cards que você descartou. Estes cards sempre ficam voltados para cima. Qualquer um pode olhar estes cards a qualquer momento.

Poder Pokémon:
É uma habilidade especial que alguns Pokémons têm. Os Poderes Pokémon estão divididos em duas categorias: os Poké-Powers e os Poké-Bodies. Eles estão escritos no mesmo espaço em que estão os ataques, mas sempre apresentam as palavras “Poké-Power” ou “Poké-Body” na frente de sua descrição para que você veja que eles não são ataques.

Poké-Body:
Um Poké-Body é um efeito que afeta um Pokémon e que está sempre ativo, assim que esse Pokémon entra no campo de batalha. O efeito de um Poké-Body dura até o Pokémon sair do campo de batalha.

Pokémon Atacante (Attacking Pokémon):
É o seu Pokémon Ativo quando ele batalha contra o Pokémon do seu oponente.

Pokémon Ativo (Active Pokémon):
É o seu Pokémon que está na frente de todos os seus outros Pokémons. Somente o Pokémon Ativo pode atacar.

Pokémon Bebê (Baby Pokémon):
É um tipo especial de card de Pokémon Básico, que pode evoluir para outros Pokémons. Se um Pokémon Bebê evoluir para um Pokémon Básico, este é tratado como um card de Pokémon Evoluído e não como um card de Pokémon Básico. Cards que fazem referência a Pokémon Básicos também é aplicado nesses cards.

Pokémon Defensor (Defending Pokémon):
É o Pokémon Ativo do seu oponente, durante o seu ataque.

Pokémon do Treinador (Trainers’ Pokémon):
É um Pokémon que tem o nome do seu treinador no título, como o “Holon’s Magnemite”. Você não pode evoluir um Magnemite normal para “Holon’s Magneton”, além de não poder evoluir o “Holon’s Magnemite” num Magneton normal. Trate o Magnemite e o “Holon’s Magnemite” como dois Pokémons completamente diferentes.

Pokémon-ex:
Um Pokémon-ex é uma forma mais forte de um Pokémon, com uma desvantagem especial: quando o seu oponente derrotar seu Pokémon-ex, ele pode comprar dois cards de Prêmio, em vez de apenas um.

Pokémon:
São criaturas coloridas que batalham para você. Eles são representados por cards de Pokémon Básicos e cards de Evolução.

Poké-Power:
Os Poké-Powers são efeitos que costumam funcionar uma vez por turno nos Pokémons Ativos e nos que estiverem no Banco, se você escolher usá-los. Se o Pokémon estiver sendo afetado por uma condição Especial, você só poderá usar o seu Poké-Power depois de remover a Condição Especial.

Pontos de Saúde (Hit Points – HP):
É um número que todos os Pokémons têm. Que diz quantos pontos de dano ele pode sofrer antes de ser Nocauteado.

Prêmios (Prizes):
São os 6 cards que você separa no começo da batalha (e que ficam voltados para baixo). Cada vez que um dos Pokémons do seu oponente é Nocauteado, você pega um dos seus Prêmios da mesa e o põe na mão. Quando tiver recebido o seu último Prêmio, você vence!

Recua (Retreat):
É o ato de substituir o seu Pokémon Ativo por um dos seus Pokémons no Banco. Para Recuar você precisa descartar Energias (ligadas ao seu Pokémon Ativo) suficientes para pagar pelo Custo para Recuar. O Custo para Recuar está impresso no canto direito do card.

Resistência (Resistance):
Se um Pokémon tem Resistência a certo tipo de Pokémon, ele sofre um valor “X” de dano a menos quando for atacado por Pokémon daquele tipo. A Resistência está indicada no meio do card, na parte inferior.

%d blogueiros gostam disto: